Implantes
Os implantes dentários são substitutos da raiz do dente. São de material biocompatível, podendo ser de titânio ou cerâmica.
Todo implante possui uma parte chamada de plataforma, local onde a prótese é encaixada. Existem vários tipos de plataforma, os mais usados são as plataformas tipo cone morse e tipo hexágono externo. Ambas são boas mas têm indicações diferentes. Vale a confiança no dentista que irá orientar a melhor escolha.
Sobre o implante instala-se a prótese, que substituirá a parte do dente que vemos (coroa). Há uma variedade de tipos de próteses sobre implante. As mais usadas são as coroas cerâmicas, as do tipo protocolo e as overdentures ou sobredentaduras. Abordo mais sobre próteses nesse artigo: Prótese sobre implante.
O implante pode durar muitos anos, desde que semestralmente seja realizado uma limpeza e acompanhamento clínico. O implante não possui células de defesa que atuam contra as bactérias, por isso o uso do fio dental é tão importante. Sempre que houver mau cheiro deve ser informado ao dentista, em alguns casos o uso do fio dental 3 vezes ao dia já soluciona.
Pacientes diabéticos e fumantes, bem como os que tomam remédios para osteoporose têm que ter cuidados extras, mas mesmo assim podem receber o tratamento. Não é comum ter rejeição, mas pode acontecer. Por isso, siga as orientações que forem passadas e realize todos os exames indicados.
Cada caso é estudado com cuidado e bem planejado, para os resultados serem bons. Considero uma das melhores opções de tratamento onde os dentes foram perdidos ou não nasceram. É confiável, seguro e com baixo índice de dor.
Com próteses fixas, livre de constrangimento, os implantes devolvem a função mastigatória e a estética do sorriso.
Dúvidas frequentes
Quando fazer implante?
Cada caso é estudado com cuidado e bem planejado para os resultados serem bons. Considero uma das melhores opções de tratamento onde os dentes foram perdidos ou não nasceram. É confiável, seguro e com baixo índice de dor.Com próteses fixas, livre do constrangimento da falha do dente, os implantes devolvem a função mastigatória e a estética do sorriso.
Quando precisa ser feito enxerto ósseo?
Sempre que o tecido ósseo for escasso, ou com possibilidade de futuras perdas ósseas.Pode usar aparelho e colocar implante?
Depende muito do trabalho do ortodontista, da localização do "futuro implante".Alguns casos planejo juntamente com o ortodontista para o resultado ser bom e os prazos serem cumpridos. Acho o melhor caminho fazer o tratamento conciliado com ambos profissionais.
O que fazer quando se perde o implante, ou tem rejeição?
Quando o implante não dá certo ou sofre rejeição, o ideal é planejar com a especialista. pois cada caso é único. Em geral, são três tipos de situações. A primeira, os implantes são substituídos por outros mais largos ou mais compridos em poucos dias. Na segunda situação, precisa-se esperar dois meses para para nova instalação de outro implante. Num terceiro caso, necessita-se de enxerto ósseo antes da nova instalação.É definitivo?
O implante pode durar muitos anos, desde que semestralmente sejam realizados limpeza e acompanhamento clínico.Implante mole é normal?
Implantes moles não são comuns. Algum problema está acontecendo, podendo ser rejeição, fumo ou prótese mal adaptada. Quando o implante não dá certo, sofre rejeição, o ideal é planejar com a especialista. Dependendo do caso, precisa de enxerto ósseo. Já em outros casos, se espera a cicatrização óssea ou se corrige a prótese.Meu implante tem mau cheiro, o que fazer?
O implante não possui células de defesa que atuam contra as bactérias, por isso o uso do fio dental é tão importante. Sempre que houver mau cheiro, a especialista deve ser informada. Em alguns casos, o uso do fio dental 3 vezes ao dia já soluciona.Algumas próteses precisam ser removidas para limpeza no consultório há cada seis meses, assim evitando o mau cheiro e doenças periodontais.