Prótese sobre implante
Todas as próteses substituem um órgão ou membro perdido parcialmente ou totalmente.
Como a prótese overdenture superior precisa do céu da boca, não é muito indicada, pois o formato pode ser desconfortável. Ela é indicada em casos onde o suporte de lábio e nariz sejam muito grandes. A prótese protocolo não dá suporte nasal e lábio tão bom. Ou seja, a boca e o nariz ficam sem volume suficiente.
VoltarRESERVAR HORÁRIOExiste na odontologia inúmeros tipos e formas de prótese. Elas podem ser sobre dentes (blocos, onlay, facetas, coroas), sobre a gengiva (dentadura, próteses totais, PPR, parciais removíveis) ou sobre implantes (protocolo, overdentures, coroas e pontes).
O que define um bom e duradouro tratamento é a correta indicação do tipo de prótese e os cuidados tomados pelo paciente.
Após a perda de um ou mais dentes, deve-se utilizar uma prótese para repor o dente e suas funções, assim não sobrecarregando o sistema mastigatório.
Antigamente, quando os dentes eram perdidos, as próteses eram fixadas em outros dentes ou na gengiva. Os implantes vieram trazendo maior conforto e segurança, pois substituem as raízes dentárias, possibilitando uma prótese fixa. Todas essas qualidades fazem com que as próteses sobre implante devolvam o prazer de mastigar e a confiança de sorrir.
As próteses sobre implantes são ideais para isso, pois não forçam os dentes adjacentes e nem a gengiva. Elas dissipam as forças mastigatórias de maneira efetiva, mantendo o osso ao redor saudável.
Prótese protocolo
São realizados vários implantes, e uma prótese total substituindo todos os dentes é instalada, podendo ser superior ou inferior.
Essa prótese aumenta o suporte da base do nariz e do lábio superior ou inferior, dando mais volume na face.
Dentre os acadêmicos, ou seja, na linguagem técnica esse tipo de prótese protocolo tem o nome de prótese total implantosuportada, apenas por curiosidade.
A limpeza deve ser feita a cada seis meses no consultório.
Prótese overdenture
As próteses overdenture são suportadas por dois a quatro implantes, podendo ser do tipo barra clip ou o'rings. Comumente feitas na região inferior da boca. Elas substituem todos os dentes e são móveis. Por serem removíveis, a limpeza é facilitada.
Elas também são indicadas a pacientes com dificuldades motoras tanto superior como inferior. A higienização (o cuidado diário) é realizada fora da boca.